Parceiros

domingo, 9 de dezembro de 2018

Gerema em atuação no Conjunto Ceará

A Viação Gerema foi criada no ano de 1969, adquirindo linhas da Viação Nova Esperança, nas regiões do Bonsucesso e Granja Portugal. Porém o bairro que a empresa mais predominou, e por mais tempo, certamente foi o Conjunto Ceará.

A empresa começou a explorar o bairro ainda pouco antes da criação do conjunto habitacional, nas regiões conhecidas por Estiva e Veneza. Com a implantação do projeto da COHAB de 150 mil residências, realizada a partir de 1977, a região ainda carecia de saneamento básico, postos de saúde e escolas, o que veio a melhorar poucos anos depois.

O problema do transporte coletivo também foi amenizado com a presença da Gerema e da Companhia de Transportes Coletivos, que realizavam viagens regulares e diárias no bairro, ligando-o especialmente ao Centro de Fortaleza.

A foto a seguir registra um dos momentos do período de atuação forte da Gerema em seus finais de linha, destacando dois ônibus com carroceria Caio-Norte (Bela Vista e Gabriela), além de um raro modelo urbano Cirb, provavelmente oriundo do Rio de Janeiro.


2 comentários:

Comente com responsabilidade e respeito. Valorizamos o seu contato.