Parceiros

domingo, 9 de junho de 2019

Trólebus da CTC na década de 1960

Esta bela imagem foi divulgada nas redes sociais em 2018 pelo cearense Jarbas Araújo, onde destacou a presença de seu pai, que era motorista de um dos elétricos da CTC.

O veículo de prefixo 05 foi um dos ônibus que iniciaram as operações da Companhia de Transporte Coletivo (CTC), que desde 1967 desempenhava o papel de empresa exploradora e fiscalizadora do sistema urbano de transporte de passageiros de Fortaleza.

Possuía carroceria monobloco da marca Massari, com sistema elétrico de propulsão Villares acionado pelos cabos da rede de postes da cidade.
Além da linha de Parangaba, como pode ser visto na imagem, a linha São Gerardo também foi operada pelos elétricos da CTC.

Os chamados "trólebus" tiveram curto período de operação na capital cearense, sendo vistos nas ruas até o ano de 1971, quando foram vendidos para a CMTC de São Paulo.


Um comentário:

  1. Será que seria possível hoje este tipo de ônibus aqui? A me esqueci! O tipo de ônibus que opera neste sistema, é do tipo padron! Padron v e r d a d e i r o. Então com o tipo de "empresários" que temos aqui. Isto infelizmente não irá acontecer. Esqueçamos!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e respeito. Valorizamos o seu contato.