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domingo, 14 de agosto de 2016

São Francisco 25624

No ano 2000, a São Francisco adquiriu três veículos oriundos do Rio de Janeiro, sendo dois Torinos GV e um Ciferal GLS Bus.

Com chassi Mercedes-Benz OF-1620, o Ciferal recebeu o prefixo 25220 mas, devido algumas burocracias, o mesmo não chegou a operar. Após dois anos, a empresa decidiu o reformar, e refez seu motor, caixa de marcha e lhe deu um novo prefixo, o 25624.

O veículo iniciou suas operações em Janeiro de 2003 e foi vendido em 2009.


domingo, 7 de agosto de 2016

Transpessoa 13156 (Scania L113)

A primeira metade da década de 1990 foi, sem dúvidas, um marco de modernidade para o sistema de transporte coletivo urbano de Fortaleza. Uma série de veículos de alto desempenho, aptos a circular nos recém inaugurados Terminais de Integração, foi disponibilizada para a população, que dispunha de mais conforto e mais rapidez na sua viagem cotidiana.

Um exemplo deste histórico período é este belo Busscar Urbanus pertencente à Transpessoa, equipado com o possante chassi Scania L-113, com configurações que atendiam ao Projeto Padron.

A imagem foi extraída de um catálogo da encarroçadora de Joinville, pertencente ao acervo do busólogo Marinaldo Jr.


domingo, 31 de julho de 2016

Botucatu 34117

A Botucatu, empresa que ostentou o código operacional "34", operou no sistema de transporte urbano de Fortaleza entre os anos de 2001 e 2004, percorrendo em um total de 12 linhas, segundo informações do Banco de Dados da Fetrans. Na capital cearense, a empresa era apenas uma filial, enquanto a matriz da companhia se localizava na cidade paulista de Botucatu.
Com a missão de cumprir a circulação de ônibus nas 58 tabelas licitadas oriundas da Companhia de Transportes Coletivos (CTC), a Auto Ônibus Botucatu chegou a possuir um total de 68 ônibus, todos eles com carroceria Caio Induscar e chassi Volkswagen.

A foto a seguir mostra um dos ônibus da Botucatu ainda em operação, registrado pelo busólogo Peterson Pedrosa.


domingo, 17 de julho de 2016

CTC (Caio Bela Vista) em Parangaba

Após o encerramento da fase dos ônibus elétricos em Fortaleza, a Companhia de Transportes Coletivos (CTC) adquiriu vários ônibus com carroceria Caio Bela Vista, trazido da fábrica em Jaboatão dos Guararapes (PE), entre 1971 e 1976.

A imagem desta edição revela, além de um dos Bela Vistas da companhia municipal, um pouco do que era a rotina do fortalezense na década de 1980, registrada na Rua Dom Pedro II, fim da linha de Parangaba, nas proximidades da Estação Ferroviária do bairro.

Destacam-se na imagem, além do ônibus da CTC, o trem suburbano puxado por uma locomotiva GE U10B, e as históricas edificações, construidas no terreno onde hoje se localiza o terminal de ônibus de Parangaba. Na esquina funcionava um bar, conhecido como "Gato Preto".


domingo, 10 de julho de 2016

Expresso Timbira: 03102 e 03103

No ano de 1995, a Expresso Timbira adquiriu alguns Comil Svelto sobre o chassi Ford B-1618. Os veículos da imagem possuíam os prefixos 03102 e 03103, porém, após alguns anos, os carros adquiridos em 1995 foram renumerados em outra sequencia maior, que estava entre os prefixos 03116 e 03123.

Foto do Acervo da Empresa.


domingo, 3 de julho de 2016

Autoviária São Vicente de Paulo - Caminhonete L-312

A caminhonete foi o símbolo de um período de crescimento do transporte coletivo em Fortaleza, marcando presença principalmente entre as décadas de 1930 e 1960, com carrocerias artesanais montadas sobre chassis de caminhão.

Um exemplo dessa fase é esta caminhonete da Autoviária São Vicente de Paulo, que possuía carroceria construida em madeira sobre o chassi do clássico Mercedes-Benz L-312 - o primeiro caminhão nacional da marca alemã, mais conhecido por "torpedo" ou "bicudinha".

Entre outras, ele circulou em linhas como Nossa Senhora das Graças e Tirol.


domingo, 26 de junho de 2016

Empresa São José de Ribamar 04 (Torino LN)

Em 1989, a Empresa São José de Ribamar adquiriu três Marcopolo Torino LN, equipados com chassi Mercedes-Benz OF-1315, com distância entre-eixos original de 5,17m.
Um deles é o da foto abaixo, que possuía o prefixo 04, e que se manteve em atividades até meados do ano 1996, quando foi substituído por outro Marcopolo, da geração seguinte e chassi OF-1620.


domingo, 19 de junho de 2016

Expresso Canindé 0330 (Comil Campione)

No ano de 1998, a Expresso Canindé causou surpresa com a aquisição de seus novos Comil Campione, modelo que era lançamento naquele período.

Quatro unidades com motor traseiro Mercedes-Benz foram adquiridas, sendo que duas delas, com prefixo 0320 e 0330, eram equipados com sistema de ar-condicionado, terceiro eixo e chassi O-371 RSE.