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domingo, 28 de agosto de 2016

Expressul 0678

A Expresso Centro Sul Ltda, mais conhecida pelo nome fantasia Expressul, foi uma tradicional empresa que operou entre os anos de 1975 e 2000 nas estradas cearenses. Fundada pelo sr. Oscar Cordeiro Bezerra, a Expressul possuía linhas que ligavam Fortaleza (sede da empresa) aos municípios de Catarina, Exu (PE), Iguatu via Canindé e Iguatu via Quixadá.

A foto a seguir, cedida pelo seguidor Eliel Freitas, retrata um dos momentos da história da empresa em fins da década de 1980, em uma localidade conhecida como KM 20, no município cearense de Senador Pompeu. Este é um registro histórico tanto para a empresa quanto para Eliel, por mostrar seu pai ao lado do companheiro de trabalho: um belíssimo monobloco Mercedes-Benz O-355 de prefixo 0678, fabricado em 1978 (os dois últimos dígitos do prefixo se referem ao ano do veículo).


domingo, 14 de agosto de 2016

São Francisco 25624

No ano 2000, a São Francisco adquiriu três veículos oriundos do Rio de Janeiro, sendo dois Torinos GV e um Ciferal GLS Bus.

Com chassi Mercedes-Benz OF-1620, o Ciferal recebeu o prefixo 25220 mas, devido algumas burocracias, o mesmo não chegou a operar. Após dois anos, a empresa decidiu o reformar, e refez seu motor, caixa de marcha e lhe deu um novo prefixo, o 25624.

O veículo iniciou suas operações em Janeiro de 2003 e foi vendido em 2009.


domingo, 7 de agosto de 2016

Transpessoa 13156 (Scania L113)

A primeira metade da década de 1990 foi, sem dúvidas, um marco de modernidade para o sistema de transporte coletivo urbano de Fortaleza. Uma série de veículos de alto desempenho, aptos a circular nos recém inaugurados Terminais de Integração, foi disponibilizada para a população, que dispunha de mais conforto e mais rapidez na sua viagem cotidiana.

Um exemplo deste histórico período é este belo Busscar Urbanus pertencente à Transpessoa, equipado com o possante chassi Scania L-113, com configurações que atendiam ao Projeto Padron.

A imagem foi extraída de um catálogo da encarroçadora de Joinville, pertencente ao acervo do busólogo Marinaldo Jr.


domingo, 31 de julho de 2016

Botucatu 34117

A Botucatu, empresa que ostentou o código operacional "34", operou no sistema de transporte urbano de Fortaleza entre os anos de 2001 e 2004, percorrendo em um total de 12 linhas, segundo informações do Banco de Dados da Fetrans. Na capital cearense, a empresa era apenas uma filial, enquanto a matriz da companhia se localizava na cidade paulista de Botucatu.
Com a missão de cumprir a circulação de ônibus nas 58 tabelas licitadas oriundas da Companhia de Transportes Coletivos (CTC), a Auto Ônibus Botucatu chegou a possuir um total de 68 ônibus, todos eles com carroceria Caio Induscar e chassi Volkswagen.

A foto a seguir mostra um dos ônibus da Botucatu ainda em operação, registrado pelo busólogo Peterson Pedrosa.


domingo, 17 de julho de 2016

CTC (Caio Bela Vista) em Parangaba

Após o encerramento da fase dos ônibus elétricos em Fortaleza, a Companhia de Transportes Coletivos (CTC) adquiriu vários ônibus com carroceria Caio Bela Vista, trazido da fábrica em Jaboatão dos Guararapes (PE), entre 1971 e 1976.

A imagem desta edição revela, além de um dos Bela Vistas da companhia municipal, um pouco do que era a rotina do fortalezense na década de 1980, registrada na Rua Dom Pedro II, fim da linha de Parangaba, nas proximidades da Estação Ferroviária do bairro.

Destacam-se na imagem, além do ônibus da CTC, o trem suburbano puxado por uma locomotiva GE U10B, e as históricas edificações, construidas no terreno onde hoje se localiza o terminal de ônibus de Parangaba. Na esquina funcionava um bar, conhecido como "Gato Preto".


domingo, 10 de julho de 2016

Expresso Timbira: 03102 e 03103

No ano de 1995, a Expresso Timbira adquiriu alguns Comil Svelto sobre o chassi Ford B-1618. Os veículos da imagem possuíam os prefixos 03102 e 03103, porém, após alguns anos, os carros adquiridos em 1995 foram renumerados em outra sequencia maior, que estava entre os prefixos 03116 e 03123.

Foto do Acervo da Empresa.


domingo, 3 de julho de 2016

Autoviária São Vicente de Paulo - Caminhonete L-312

A caminhonete foi o símbolo de um período de crescimento do transporte coletivo em Fortaleza, marcando presença principalmente entre as décadas de 1930 e 1960, com carrocerias artesanais montadas sobre chassis de caminhão.

Um exemplo dessa fase é esta caminhonete da Autoviária São Vicente de Paulo, que possuía carroceria construida em madeira sobre o chassi do clássico Mercedes-Benz L-312 - o primeiro caminhão nacional da marca alemã, mais conhecido por "torpedo" ou "bicudinha".

Entre outras, ele circulou em linhas como Nossa Senhora das Graças e Tirol.


domingo, 26 de junho de 2016

Empresa São José de Ribamar 04 (Torino LN)

Em 1989, a Empresa São José de Ribamar adquiriu três Marcopolo Torino LN, equipados com chassi Mercedes-Benz OF-1315, com distância entre-eixos original de 5,17m.
Um deles é o da foto abaixo, que possuía o prefixo 04, e que se manteve em atividades até meados do ano 1996, quando foi substituído por outro Marcopolo, da geração seguinte e chassi OF-1620.