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domingo, 19 de agosto de 2018

São Paulo 49 (Padron Cidade)

No ano de 1998, a Empresa São Paulo adquire o único Ciferal Padron Cidade da frota em toda a sua trajetória. Com prefixo 49, o ônibus possuía chassis Mercedes-Benz OF-1721 e foi escalado inicialmente na linha Fortaleza-Maranguape, sendo remanejado para as linhas municipais da empresa tempos depois.

A belíssima imagem desta edição foi divulgada recentemente pela própria empresa nas redes sociais.

Atualmente, o veículo se encontra em operação através de uma companhia de fretamento no município de Maracanaú.

domingo, 12 de agosto de 2018

Itapebussu 101 (Volare)

Em meados de 2001, a Itapebussu mantinha em sua frota um Volare que operava na linha Fortaleza x Itapebussu.

O micro-ônibus possuía poltronas, cortinas e configuração rodoviária. Rodando por pouco tempo, o veículo foi substituído por outro micro-ônibus, que a Itapebussu comprou da Viação Real, e que ganhou o mesmo prefixo que o Volare. Veja a imagem inédita:

domingo, 5 de agosto de 2018

100 - O único Thamco Águia da São Francisco

O único Thamco Águia da São Francisco recebeu a matrícula 100 e teve três pinturas, uma branca a qual o MOB Ceará recebeu imagens inéditas, a amarela padrão da empresa e, por fim, a verde padrão alimentadora, usada nas linhas deste perfil no sistema integrado de Fortaleza.


O 25100 possuía o chassi Mercedes-Benz OF-1315 e operou até a metade dos anos 90. Antes da criação do Terminal Siqueira, o carro rodava na extinta linha 381-Siqueira/Parangaba, que partia do Jari e seguia ao terminal Parangaba. Por fim, o Thamco Águia estava rodando em linhas de bairro. Na foto, está um dos motoristas mais populares da empresa, que era apelidado por Peixinho, mas que se chamava Antônio Fernandes de Moura.

domingo, 29 de julho de 2018

Via Máxima 04309

Em 2005, a Via Máxima adquiriu um total de 12 unidades do modelo Ciferal Citmax oriundos da Bahia.

Os ônibus começaram as operações com duas portas e pintura totalmente branca e, aos poucos, a empresa foi padronizando os carros na pintura vigente do sistema urbano e abrindo a porta central.

O 04309 foi um deles, que ganhou porta central de Torino LN e teve sua traseira mudada também, deixando a porta original da Ciferal que era estreita e ganhando uma do modelo da Marcopolo.


domingo, 22 de julho de 2018

Autoviária Freitas 22050

Em 1995, a Autoviária Freitas inovou e comprou três Caio Vitória com chassi Mercedes-Benz OF-1620.

Os carros receberam os prefixos 22048 a 22050. Aquela foi a última remessa de Caio Vitória que a Freitas adquiriu 0Km. Os ônibus foram renumerados em 2000 para 22548 a 22550. O 22550, assim como os demais, foram levados pela justiça pois estavam penhorados pelo INSS. O fato ocorreu em 2002.


domingo, 8 de julho de 2018

Monobloco 08 da São José

Hoje alguns vão conhecer, e outros recordar, um Mercedes-Benz monobloco O-364 da Auto Viação São José, do tempo em que a empresa pertencia ao Sr. Antônio da Silva Moura.

A exemplo de outros ônibus do referido modelo, o 08 da Auto Viação São José chegou de fábrica com a pintura inteiramente na cor branca. Apenas quando chegou à garagem, ele ganhou logotipos e prefixo, circulando por muito tempo sem a pintura tradicional da empresa, nas cores amarela e azul, e realizando suas operações na linha Parque São José.

domingo, 24 de junho de 2018

Expresso Serrano 4808 (Jum Buss)

Para recordar uma das principais empresas que constituíram o sistema rodoviário cearense, o MOB Ceará Relíquias traz uma bela foto de um Jum Buss 360 da Busscar.

Na Expresso Serrano, o veículo chegou no ano de 2008, quase perto da companhia entregar suas linhas às vencedoras da licitação de 2009. O possante era dotado do chassi Mercedes-Benz O-500R.



domingo, 17 de junho de 2018

Santo Antônio 41 (Caio Amélia)

Nos anos 1980, a Santo Antônio encomendou um Caio Amélia que ganhou o prefixo 41.

Através de um recorte de jornal, esta equipe de busólogos encontrou uma imagem do veículo que estava operando na linha 60-Fortaleza/Jereissati, cujo código agora é usado na linha Fortaleza/Maracanaú, que opera apenas em horários de pico. 

O ônibus não teve o chassi identificado, mas acredita-se que pode ser o OF-1313 da Mercedes-Benz. Confira: