Parceiros

domingo, 17 de outubro de 2021

Expresso Fortaleza (Ciferal Flecha de Prata)

Este recorte de jornal, publicado em Janeiro de 1967, detalha um pouco do serviço da Expresso Fortaleza, empresa que atuou no setor rodoviário até o ano de 1973, administrada pelos irmãos Paula Joca e adquirida pela Itapemirim no fim de suas atividades.

O veículo da imagem, de carroceria Ciferal Flecha de Prata, é tratado no anúncio como um avião, oferecendo o mais alto padrão disponível à época em seu serviço leito com destino ao Rio de Janeiro.

A empresa possuía também ônibus semi-leito e convencional, que podia ser consultado pelo cliente através do nostálgico telefone de cinco dígitos.



9 comentários:

  1. Nos anos 60 a Empresa Salete comprou, acho que Zerro Km, um ônibus Carroceria Grassi, o detalhe é que a porta dianteira era junto ao motor e o Mome do Motorista era Fransquim, vocês tem foto desse caro.

    ResponderExcluir
  2. essa empresa Expresso FORTALEZA, foi constituída na separação dos serviços da empresa constituidora dos Irmãos PAULA JOCA - que a Expresso de Luxo, e essa havia negociado da Viação Varzealegrense, quem primeiro iniciou viagem de Fortaleza para São Paulo, via o Rio de Janeiro, ao prolongar a linha para o Crato. A Expresso de Luxo assumiu a linha direta, para o Rio de Janeiro e/ou São Paulo, bem como, ficou com as linhas intermunicipais para o Crato e até Várzea Alegre, Iguatu. A separação acontece na sequência, um irmão fica com as linhas estaduais no Ceará, bem como, no Piauí e Maranhão, acrescidas das linhas interestaduais no Nordeste, desde São Luís do Maranhão até Recife. O outro irmão, fica com a Nova Empresa constituída, para o eixo Fortaleza ao Rio de Janeiro e São Paulo - essa que recebe a denominação de EXPRESSO FORTALEZA. O restante da história, está explicitado àcima, o que vende a segunda constituída, compra as cotas na outra Sociedade, a primeira constituída, até o Final Geral, o desparecer de ambas - o tempo deles tinham encerrados. Fontes: jornal Correio do Ceará, março, 1951, até no Jornal do Brasil, há uma referência - o nome LUXO.

    ResponderExcluir
  3. no "LinK" - https://onibusbrasil.com/figueiredo/874936?context=gallery - o 6º Comentário, a pessoa reporta-se desta maneira: no dia "18/06/2012 - em 1971 numa viagem com meus pais e meu irmão - RIO/FORTALEZA/RIO a qual foi muito legal, não teve pane alguma (ainda tenho guardado os bilhetes)" quando DESTACO o Comprovante do intento - "AINDA TENHO GUARDADO OS BILHETES"

    ResponderExcluir
  4. vide, nos "LinK" - ABAIXO; a identificação da Empresa Expresso de Luxo - linha Sul

    http://portal.ceara.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&id=55783&catid=632&Itemid=101

    http://portal.ceara.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&id=55775&catid=632&Itemid=101

    http://portal.ceara.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&id=55759&catid=632&Itemid=101

    ResponderExcluir
  5. CORROGINDO, a mensagem anterior - observei o ERRO - a dificuldade de conseguir encontrar - exige 1º - "LinK" https://portal.ceara.pro.br/ ; depois, procure pelo Arquivo Jornais, e selecione "O Nordeste" - na edição de 1954 - 12 de 1954-03 - mostrará a página do dia - quinta-feira, 4 de março de 1954 - Informações Úteis, e na coluna da esquerda Movimento de Ônibus e logo a Empresa Expresso de Luxo.

    ResponderExcluir
  6. vide: https://portal.ceara.pro.br/images/pasta_caixas/Associacao_Cearense_de_Imprensa/O_Nordeste/1954/O_Nordeste_1954_03_0020.pdf

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e respeito. Valorizamos o seu contato.